Casildo Maldaner destaca importância de pagamento do piso salarial para professores
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu em Plenário, nesta terça-feira (15), o pagamento, em todo o Brasil, do piso salarial para professores, que hoje é de R$ 1567,00.
Para ele, o valor é o mínimo que estados e prefeituras devem pagar para a categoria com jornada de 40 horas semanais a fim de evitar a falta de interesse pela profissão.
Em seu pronunciamento, Casildo Maldaner observou, porém, que se, por um lado, o valor do piso salarial não é correspondente ao que merecem os mestres, por outro, a maioria dos estados e principalmente os municípios enfrentam barreiras praticamente intransponíveis de falta de recursos para conseguir pagar a folha de pagamento do setor de educação.
Na avaliação do parlamentar, para que se consiga melhorar a qualidade da educação no país, é necessário que se promova uma reforma no modelo de arrecadação de receitas tributárias vigente no país, aumentando os repasses de receitas da União para estados e municípios.
— Neste Brasil em plena transformação, inclusive de sua composição etária, a educação e a qualificação profissional ganham importância cada vez maior. Tal realidade deve ser incorporada não apenas como um compromisso, mas como uma verdadeira prioridade de Estado — disse Casildo Maldaner.
15/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mão Santa defende pagamento do piso salarial nacional para professores
Senadores pedem ajuda a Gurgel para garantir pagamento de piso salarial a professores
Jucá destaca decisão do STF de manter piso salarial dos professores
Casildo Maldaner destaca importância do aperfeiçoamento do Sistema de Defesa Civil
Cristovam defende o piso salarial para professores
Cristovam propõe piso salarial para professores