Casildo Maldaner pede a Raul Jungmann que tente rever cortes nos recursos do Pronaf
Maldaner acredita que os cortes devem estar se repetindo em outros estados do Brasil. Ele criticou a postura do governador do estado, Espiridião Amin, por não ter mobilizado a classe política catarinense para tentar rever a decisão do governo.
- Ele poderia ter tomado a iniciativa de vir a Brasília e convidar senadores e deputados para tentar reverter os cortes junto ao ministro Jungmann - comentou.
Na opinião de Maldaner, o Pronaf é um dos bons programas mantidos pelo governo federal e tem influência decisiva na fixação do homem no campo. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento rural a partir do fortalecimento da agricultura familiar, gerando emprego e renda. Também financia infra-estrutura e serviços nos municípios além da produção da agricultura familiar (através do crédito rural) e destina recursos à profissionalização dos agricultores familiares.
Maldaner sugeriu que em vez de cortar os projetos previstos para serem financiados pelo Pronaf em 40 municípios (no caso de Santa Catarina), o governo poderia ter diminuído os valores liberados para cada cidade e feito uma seleção entre os projetos apresentados. Ele lembrou que esses municípios foram selecionados para participar do programa porque são carentes e precisam de apoio para se desenvolver.
O corte nos recursos do Pronaf, na avaliação do senador por Santa Catarina, contribuirão para aumentar o êxodo rural e, consequentemente, ampliar os problemas vividos pelos grandes centros urbanos.
- O custo para oferecer saneamento, moradia, segurança e emprego para estas pessoas nos grandes centros vai ser bem maior - alertou.
21/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
MALDANER CONCLAMA CONGRESSO A REVER CORTES NO PRONAF
Casildo Maldaner: em vez de cortes, saúde devia receber mais recursos
Casildo Maldaner pede mais recursos de tributos para estados e municípios
Raul Jungmann volta a criticar Roseana e o PFL
José Jorge ataca Raul Jungmann
Jucá elogia decisão do ministro Raul Jungmann