MALDANER CONCLAMA CONGRESSO A REVER CORTES NO PRONAF



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) conclamou hoje (dia 16) os deputados federais e senadores a reverem os cortes promovidos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), argumentando que está em jogo o próprio desenvolvimento do país. Ele afirmou que é fundamental a execução de uma política séria e responsável para ampliar a produção nacional, que há 10 anos estagnou na faixa entre 80 a 85 milhões de grãos anuais.

Mesmo propondo um esforço para ampliar os recursos do Pronaf, Maldaner ressaltou que a responsabilidade pelo enxugamento no orçamento é do governo federal. "É ele quem estipula o quanto pretende gastar nesta ou naquela área", explicou. O senador catarinense lamentou que manchetes estampadas na imprensa julguem o Congresso como responsável pelos cortes.

Na opinião de Maldaner, apesar de o Pronaf constituir-se em uma grande idéia capaz de resolver os problemas da agricultura, ele não vem funcionando a contento. "São recursos que não saem ou que são insuficientes, enfim, toda uma série de problemas que fazem com que o clima no campo se torne, a cada dia, mais tenso", alertou.

O senador pediu ao ministro da Agricultura, Francisco Turra, que sejam encaminhadas soluções práticas e urgentes, entre elas a liberação imediata de recursos, para que o Pronaf receba um tratamento prioritário por parte do governo.

- Assim como o governo tem empreendido esforços no sentido de assentar os sem-terra, precisa também dispensar maiores esforços para manter na terra quem, há anos, está alimentando esse país e contribuindo com o seu desenvolvimento - sugeriu.



16/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner pede a Raul Jungmann que tente rever cortes nos recursos do Pronaf

Freitas Neto conclama Senado a rever projeto das MPs

Arns conclama sociedade a rever valores diante da Campanha da Fraternidade

MALDANER CONCLAMA O GOVERNO A ATENDER ÀS REIVINDICAÇÕES DOS AGRICULTORES

CASILDO MALDANER CONCLAMA BRASIL A INVESTIR NA PESCA

MALDANER CONCLAMA GOVERNO A PROCURAR SOLUÇÕES CRIATIVAS