Casildo Maldaner reivindica reforma tributária imediata



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) alertou para a necessidade de uma reforma tributária imediata preparando o país para a vigência da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Ele disse entender que o atual governo não queira mudar sua política econômica a 14 meses de seu final, mas argumentou que se poderia aprovar a reforma com vigência prevista para o próximo governo.

Segundo Maldaner, os empresários estão muito preocupados com o despreparo do país para enfrentar os desafios da Alca. Ele argumentou que a alta carga tributária do país fará com que as empresas sejam varridas pela competição internacional, acabando com o parque industrial brasileiro.

O senador lembrou que um terço do Produto Interno Bruto (PIB) é formado por impostos, acrescentando que o governo está satisfeito porque nunca arrecadou tanto. Ele observou, no entanto, que é necessário ampliar a base de arrecadação e combater a sonegação para obter a redução da carga tributária de empresas e pessoas físicas.

- Esse é o caminho para a melhor distribuição de renda, pois não podemos aceitar que os brasileiros mais ricos tenham renda per-capita de US$ 6.900, enquanto os mais pobres ganham, apenas, R$ 147. Ao lado da educação, é uma política de juros mais baixos e mais crédito para os pequenos empresários rurais e industriais que poderá melhorar essa distribuição - concluiu Casildo Maldaner.


30/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária'

Casildo Maldaner defende ampla reforma tributária

Casildo Maldaner defende pacto federativo e reforma tributária

CASILDO MALDANER QUER URGÊNCIA NA REFORMA FISCAL E TRIBUTÁRIA

Casildo Maldaner defende investimento em infraestrutura e reforma tributária para alcançar crescimento

Carga de tributos teve crescimento recorde em 2010, diz Casildo Maldaner ao defender urgência da reforma tributária