Casildo pede incentivo à exportação de pescado



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) afirmou que a pesca brasileira tem um grande potencial no comércio exterior. Ele lembrou que o potencial hídrico do país é invejável, com mais de 8.500 quilômetros de litoral, além de 14% da água doce do planeta, a maior reserva mundial.

O senador registrou que o Brasil vem ampliando sua produção de pescados: em 2013, a safra foi de 2,5 milhões de toneladas, o dobro do registrado em 2009. Segundo Casildo, porém, não há muito mais espaço no mercado interno e o caminho seria a exportação.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a demanda internacional por pescados deve aumentar, até 2030, em mais de 100 milhões de toneladas por ano. A produção anual hoje é de 126 milhões de toneladas.

Casildo informou que, em pouco mais de 15 anos, o Brasil terá condições de produzir até 20 milhões de toneladas de pescado ao ano e assim atender a parcela da demanda mundial.

O senador pediu uma política mais agressiva das entidades que trabalham com a exportação de peixes e mais atenção do governo para o setor, por meio de incentivos fiscais, financiamentos e cursos de aperfeiçoamento.

- Temos produção e acima de tudo um imenso potencial a ser explorado. Investimento em infraestrutura, planejamento e um pouco de ousadia poderão transformar, em médio prazo, nossa participação no comércio internacional, hoje muito aquém de nossas capacidades – declarou.



09/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner pede mais incentivo para as micro e pequenas empresas

Fiesp e Mdic discutem mecanismos de incentivo à exportação

Ministério orienta empresários a usar ferramentas de incentivo à exportação

Workshop sobre incentivo à exportação é realizado nesta sexta-feira (6)

Vanessa Grazziotin pede mais investimentos na produção de pescado no Brasil

LUIZ ESTEVÃO PEDE O FIM DA FALSA EXPORTAÇÃO DE CIGARROS