Casildo pede providências para o combate às enchentes no país
Um dos projetos mencionados pelo senador, rejeitado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), permitia que pessoas jurídicas ou físicas fizessem doações a fundos de defesa civil, sendo beneficiados com abatimentos correspondentes em seu Imposto de Renda.
O outro projeto listado por Maldaner instituía a contribuição em operações de seguros privados, com alíquota de 0,5%, tendo por base de cálculo o valor total do bem segurado, alterando, dessa maneira, a legislação sobre o Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). Este projeto, lembrou Maldaner, recebeu parecer contrário na CAE.
O senador destacou o terceiro projeto, que no momento aguarda entrada na ordem do dia, que permitiria ao trabalhador movimentar o Fundo de Garantia de Tempo do Serviço (FGTS) em casos de danos materiais graves ocasionados em sua moradia por catástrofes naturais.
Maldaner disse que o importante não é a aprovação de suas matérias, mas sim as propostas apresentadas pelos parlamentares a fim de aperfeiçoá-las. Na avaliação do senador, é preciso ter vontade política para solucionar os problemas das enchentes e tragédias da natureza, implementando uma ação conjunta dos governos municipais, estaduais e federal.
O senador anunciou que reapresentará os projetos oportunamente na "expectativa de amenizar as tragédias tão anunciadas do ano de 2002, visto que as de 2001 são inevitáveis".
02/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia
NABOR PEDE AJUDA PARA COMBATE ÀS ENCHENTES NO ACRE
Flávio Arns pede providências para o combate mais eficaz à gripe suína
Heráclito pede providências do governo para socorrer brasileiros que se encontram fora do país
QUINTANILHA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA ESCALADA DA VIOLÊNCIA NO PAÍS
Lobão pede providências contra a invasão de terras públicas no país