Casildo pede votação de projeto que dá transparência à atuação de concessionárias
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) manifestou, nesta quarta-feira (19) a expectativa de que a Comissão de Assuntos Econômicos vote logo projeto de sua autoria que obriga as empresas que têm concessões ou permissões no serviço público a divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras.
Assim, empresas de transporte público, por exemplo, teriam que divulgar balanço patrimonial, demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, resultado do exercício, das origens e aplicação de recursos e fluxos de caixa.
Ele informou que o relator, senador Pedro Taques, já deu voto favorável a matéria e propôs mudança que melhora o texto, principalmente a emenda sobre obras custeadas com dinheiro público em bens de infraestrutura, como rodovias e ferrovias, que foram concedidos ou arrendados pelo governo.
Casildo Maldaner disse que essas obras feitas com dinheiro público melhoram as condições de atuação e os lucros das empresas, mas elas não devolvem nenhum centavo desses ganhos ao governo. Assim, explicou, socializam-se os custos, mas privatizam-se os ganhos dessas empresas.
19/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner pede votação de projeto que permite uso do FGTS para pagar mensalidades escolares
Casildo Maldaner apresenta projeto para garantir mais transparência nas concessões públicas
Adiada votação de projeto que obriga concessionárias de serviço público a publicar balanços iguais aos de sociedades por ações
Osmar Dias pede aprovação de projeto que abre contas de concessionárias de pedágio de rodovias
Adiada votação de projeto sobre transparência nas tarifas do transporte coletivo
Votação de projeto que regulamenta atuação de motoboys é adiada