CASILDO QUER FUNDO PARA MANTER DEFESA CIVIL



A criação de um Fundo Nacional de Defesa foi proposta nesta quarta-feira (dia 1º) pelo senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) ao alertar para a falta de recursos para atender municípios quando ocorrem catástrofes como as recentes inundações ocorridas em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. "Precisamos ser previdentes e acordar para essas questões", afirmou.
Casildo compareceu à audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, acompanhado de prefeitos catarinenses de cidades atingidas por enchentes que manifestaram preocupação com o despreparo das Defesas Civis estaduais e municipais. "Apesar da boa vontade do ministro, não há recursos orçamentários para a Defesa Civil. Ainda não votamos o orçamento e foram destinados à Defesa Civil em todo o país neste ano, apenas R$ 2,5 milhões.
O senador apresentou dois projetos de lei para garantir recursos à Defesa Civil. O primeiro cria o Fundo Nacional da Defesa, destinando um terço dos recursos para cada esfera da administração pública - União, estados e municípios. O outro projeto estabelece como fonte de recursos para o Fundo, o acréscimo de 0,5% no valor pago pelo seguro obrigatório de veículos. Segundo Casildo, o tempo vai compensar o fato da proposta encarecer o preço dos automóveis, pois as estradas ficarão melhores, não haverá mais desabamentos e os sinistros vão diminuir.

01/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner propõe criação do Fundo Nacional de Defesa Civil

Defesa civil: Casildo Maldaner sugere foco na prevenção e fundo contra calamidades

Maldaner quer Fundo Nacional de Defesa Civil

César Borges quer votação do projeto de sua autoria que destina verba para o Fundo Nacional de Defesa Civil

Casildo Maldaner propõe contribuição para a defesa civil

Casildo Maldaner cobra recursos para reforço de atuação da Defesa Civil