Caso Palocci: Alvaro Dias diz que investigação do Ministério Público é incentivo para CPI



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou, nesta sexta-feira (27), que o fato de o Ministério Público ter aberto investigação para apurar suposto enriquecimento ilícito do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, é um incentivo para a formação de uma CPI no Senado.

- É a decisão que a sociedade esperava, já que há indícios consistentes de irregularidades - disse.

Alvaro Dias declarou que a possível quebra de sigilo fiscal e bancário vai permitir conferir a "licitude da evolução do patrimônio do ministro". Para o senador, uma CPI seria "uma contribuição fundamental para a investigação" e uma parceria com a sociedade em favor da transparência. De acordo com o parlamentar, 18 senadores já assinaram o requerimento de criação da CPI. O número mínimo de assinaturas para a criação de uma CPI é de 27.

- Alguns senadores condicionaram a assinatura à resposta que o ministro vai enviar ao procurador-geral da República - disse.

O senador também criticou a falta de ação da presidente da República, Dilma Roussef, em relação ao ministro Palocci. Para Alvaro Dias, se não houver reação, como um afastamento ou demissão do ministro, a presidente "pode se tornar cúmplice". Alvaro Dias ainda afirmou que se não há providências concretas, há uma fragilização do governo e a relação com o Congresso fica comprometida.

Para o parlamentar, as denúncias são graves, pois alcançam a Casa Civil e o principal ministro do governo.

- A reação precisa ser proporcional ao escândalo - afirmou.



27/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caso Palocci: oposição pede nova investigação no Ministério Público

Alvaro Dias defende saída de Palocci do Ministério da Fazenda

Alvaro Dias defende Ministério Público

Alvaro Dias defende Ministério Público de críticas no Paraná

Alvaro Dias elogia denúncia do Ministério Público contra dirigentes da CBF

Alvaro Dias elogia ação do Ministério Público Federal contra BNDES