Cássio Cunha Lima participa de evento na Rio+20 que discutiu soluções para o semiárido



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) participou, nesta quinta-feira (21), do seminário Ações de Desenvolvimento Sustentável para o Combate a Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca. O seminário foi promovido pela organização não-governamental Articulação para o Semiárido (ASA) e realizado paralelamente à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+2). De acordo com o parlamentar, a ASA congrega mais de 750 entidades e tem experiências extremamente bem sucedidas, como a construção de cisternas, os tanques, as barragens subterrâneas.

Cássio Cunha Lima elogiou também o trabalho na Paraíba de replantio de sementes nativas, lá chamadas sementes da paixão. O parlamentar salientou ainda a necessidade de se efetivar um trabalho educativo que contextualize a realidade do semiárido, sobretudo no potencial que o nordeste tem nas energias limpas, como as energias eólica e solar.

Nada disso será válido, porém, sem alcançar o principal objetivo, que, para ele, é o combate à pobreza.

- O grande objetivo é fazer a transformação sócio-econômica na zona semiárida do Brasil e temos exemplos de sucesso que apontam um caminho sustentável nessa direção.

Cássio Cunha Lima criticou a ausência de continuidade e de convergência dos programas governamentais voltados para atender os problemas do semiárido nordestino. A caatinga, informou, ocupa 11% do território nacional.

- Eu represento, no Senado Federal, a Paraíba, que tem 90% de seu território no semiárido. É preciso um olhar muito especial para o bioma da caatinga, sobretudo no que diz respeito às desigualdades sociais, à erradicação da pobreza e o desafio gigantesco da desertificação - afirmou.



21/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cássio Cunha Lima volta a chamar atenção para gravidade da seca no semiárido nordestino

Lucena pede justiça para Cássio Cunha Lima

Cássio Cunha Lima alerta para gravidade de nova seca no Nordeste

Cássio Cunha Lima pede apoio para portadores de doenças raras

Cássio Cunha Lima destaca limite para reeleição em federações esportivas

Cássio Cunha Lima defende limite para mandatos em federações desportivas