Cássio Cunha Lima pede apoio para portadores de doenças raras



O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) pediu a seus pares apoio aos portadores de doenças raras, tendo a seu lado Patrick Teixeira Dornelles Pires, de 14 anos, que sofre de mucopolissacaridose (MPS), uma patogenia degenerativa, também conhecida como Síndrome de Morquio. O parlamentar pediu apoio também à campanha para que os medicamentos utilizados no tratamento da doença - que custam cerca de R$ 50 mil por mês - entrem na lista do Programa de Medicamentos Excepcionais gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O representante paraibano relatou ter conseguido que um pesquisador da MPS, o médico Roberto Giugliani, apresente amanhã, oralmente, um recurso junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para que esta permita a inclusão de 50 portadores da MPS tipo 4-A - a mesma de Patrick - em uma pesquisa científica que distribui medicamentos aos portadores da síndrome. Esses remédios permitem maior qualidade e tempo de vida aos portadores desse tipo específico da MPS.

A MPS 4-A, também conhecida como Síndrome de Morquio, tem 50 portadores no Brasil, dos quais 15 vivem na Paraíba. O senador parabenizou o trabalho da médica Paula Francinetti, de Campina Grande, em prol dos portadores.

Cássio narrou o que julgou "uma lição de vida" que lhe foi dita por Patrick. O menino disse que ele lutava pela vida enquanto o senador, fumante, estava lutando para morrer. O adolescente repetiu a frase dita a um porteiro da escola que, sensibilizado, largou o vício.



15/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lucena pede justiça para Cássio Cunha Lima

Cássio Cunha Lima pede que Dilma decrete situação de emergência no Nordeste

Cássio Cunha Lima pede que governo decrete estado de emergência no Nordeste

Cássio Cunha Lima participa de evento na Rio+20 que discutiu soluções para o semiárido

Cássio Cunha Lima alerta para gravidade de nova seca no Nordeste

Cássio Cunha Lima destaca limite para reeleição em federações esportivas