Causa da criminalidade está no Executivo e Judiciário, diz Almeida Lima



Ao se manifestar favoravelmente à necessidade redução da idade penal no Brasil, o senador Almeida Lima (PMDB-SE) considerou os Poderes Executivo e Judiciário como os principais responsáveis pelo aumento da criminalidade no país. Na opinião do senador, o Legislativo teria a menor parcela de culpa entre os três poderes pela situação de falta de segurança em razão de não ter meios de executar as leis.

-A causa primeira está no Executivo. O código está cheio de tipificações. É preciso que os governos estaduais, que têm competência para tanto, e o governo federal ajam diante desse clamor. Quem já viu o presidente Lula mandar para esta Casa uma proposta de reforma da legislação penal brasileira? O que ele tem feito é contingenciar verbas orçamentárias destinadas à segurança pública- apontou.

Em discurso em Plenário, nesta terça-feira (13), Almeida Lima alertou ainda para a possibilidade de o combate à pobreza não se traduzir necessariamente em diminuição dos índices decriminalidade. Para justificar esse ponto de vista, ele mencionou diversos crimes bárbaros ocorridos no país e no exterior praticados por jovens de famílias ricas.

Para o senador, alterações na legislação objetivando aumentar o potencial das penas também não serão eficazes na diminuição dos crimes.

- Ora, se a Justiça pega um cidadão que foi condenado a 30 anos de cadeia e, no final do ano, no Natal, lhe dá folga para passar o Natal em casa, como ainda pedem que aumentemos as penas se elas não são cumpridas?- questionou.

Almeida Lima defendeu ainda a necessidade de descentralização da competência para legislar. Em sua avaliação, a concentração da competência para criar leis criminais nas mãos da União não permite a definição de políticas adequadas de segurança publica.

Em apartes, Mão Santa (PMDB-PI)e Eduardo Suplicy (PT-SP)manifestaram suas preocupações com o aumento da criminalidade no país. Suplicy discordou de Almeida Lima quanto à falta de relação entre pobreza e criminalidade.

- Então, se contribuirmos para que o nosso País se torne uma nação mais justa; se efetivamente caminharmos na direção da universalização das boas oportunidades de educação para todos os jovens, meninos e meninas; se pudermos assegurar oportunidades de acesso á cultura e o direito à sobrevivência com dignidade a todos os brasileiros e brasileiras, Vossa Excelência há de convir que certamente contribuiremos para que não tenhamos os atuais índices de criminalidade- disse Suplicy.



13/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima acusa Judiciário de fugir a suas responsabilidades ao não julgar envolvidos em escândalos de corrupção no governo

Almeida Lima: Congresso está se distanciando do povo

Almeida Lima está certo da absolvição de Renan

Almeida Lima diz que reeleição de Lula está 'sub judice'

Almeida Lima: nação está estarrecida com denúncias de corrupção

Almeida Lima diz que PDT está de portas abertas para dissidentes do PT