Cavalcanti defende recriação da Sudene, aprovada pela Câmara nesta terça



Lembrando encontro de bispos do Nordeste ocorrido há 50 anos e que se repete esta semana na mesma cidade de Campina Grande, na Paraíba, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) defendeu nesta quarta-feira (29) a recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ou como chamou, a nova Sudene. Para o senador, a Sudene já estava morta pela falta de recursos quando foi extinta há cinco anos.

- A Adene [Agência para o Desenvolvimento do Nordeste], criada para administrar o inventário da falecida, cumpriu o seu papel. Ela tenta emprestar recursos do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento do Nordeste], porém não consegue fazê-lo porque as condições de empréstimo são piores e as taxas de juros mais altas do que os recursos do FNE [Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste] - argumentou.

Cavalcanti lembrou que o Senado já havia aprovado a recriação da Sudene e a Câmara dos Deputados aprovou o projeto nesta terça-feira (28), com todos os partidos favoráveis à proposição. O senador observou ser inócuo criar um nova Sudene sem um orçamento que permita a sua atuação e disse esperar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vete o projeto aprovado.

- Afinal, a recriação da Sudene foi uma das promessas da sua campanha à reeleição - concluiu.



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti: a recriação da Sudene passa por autonomia financeira e deliberativa

Mão Santa faz apelo ao presidente Lula pela recriação da Sudene

Recriação da Sudeco é aprovada pela CCJ

Recriação da SUDAM e da SUDENE - já implementada

CAE debaterá com governo recriação da Sudene

Azeredo reclama da exclusão de municípios mineiros no projeto que recria a Sudene, aprovado pela Câmara