Roberto Cavalcanti: a recriação da Sudene passa por autonomia financeira e deliberativa



Ao lembrar os 50 anos de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) afirmou que a autarquia teve papel decisivo para o desenvolvimento regional da região. Na avaliação do senador, a recriação da autarquia foi insuficiente, porque o novo órgão não terá um conselho deliberativo e não foi dotado de autonomia financeira.

Roberto Cavalcanti lembrou o empenho do economista Celso Furtado (1920-2004), autor de "Formação Econômica do Brasil" (1959), que idealizou a Sudene.

O parlamentar informou que, à época de sua criação, em 1959, final do governo JK, havia uma pujança econômica no Nordeste, com o surgimento de grandes grupos empreendedores. Porém, prevalecia uma mentalidade empresarial que desconhecia a necessidade de implementação de um departamento comercial para gerir os negócios. Ele citou a comercialização do açúcar, por meio do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), com a aplicação de tarifas pré-fixadas, o que "algemava" a comercialização do produto.

Logo depois, porém, com o surgimento do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor), a Sudene conheceu uma segunda fase "de aprimoramento" que, com a concessão de incentivos fiscais promoveu o crescimento econômico da região. Essa mudança no eixo econômico provocou uma reação, com outras regiões brasileiras tendo iniciado uma campanha de difamação, não somente da Sudene, mas também da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que culminou com a sua extinção em 2001.

Roberto Cavalcanti lamentou que, apesar de ter sido aprovado pela unanimidade das duas Casas legislativas, a proposta de recriação da Sudene foi "castrada", na medida em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou sua autonomia financeira e a existência do conselho deliberativo da autarquia, pré- requisitos indispensáveis, na sua avaliação, para que esta possa exercer seu papel.



16/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cavalcanti defende recriação da Sudene, aprovada pela Câmara nesta terça

Recriação da SUDAM e da SUDENE - já implementada

CAE debaterá com governo recriação da Sudene

Efraim diz que há negligência do governo na recriação da Sudene

Senadores criticam atraso na recriação da Sudene

Senadores voltam a defender recriação da Sudene