Mão Santa faz apelo ao presidente Lula pela recriação da Sudene



O senador Mão Santa (PMDB-PI) fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso nesta quarta-feira (24), pela recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Para ele, a medida seria uma homenagem justa e adequada ao economista Celso Furtado, idealizador da Sudene, recém-falecido.

- O Lula, que é pernambucano, está esquecendo o Nordeste; sofreu lavagem cerebral e agora pensa ser paulista. Durante dois anos de governo ele não conseguiu recriar, de fato, a Sudene, o instrumento mais importante para o desenvolvimento do Nordeste, região onde a renda per-capita é a metade daquela das Regiões Sul e Sudeste - protestou.

Mão Santa lembrou que a Sudene foi criada no governo de Juscelino Kubitschek, por Celso Furtado que foi, também, seu primeiro superintendente. O presidente havia criado um parque industrial no sul e foi advertido de que o desnível social entre as Regiões Nordeste e Sudeste iria aumentar ainda mais. Decidiu, então, criar a Sudene.

O senador duvidou de declarações do ministro da Integração Social, Ciro Gomes, de que a Sudene sairá do papel ainda em 2004, lembrando que a pauta do Congresso está congestionada por 30 medidas provisórias que têm precedência de votação sobre o projeto de lei da recriação da Sudene.



24/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa conclama Congresso a derrubar veto à lei de recriação da Sudene

Inácio Arruda sugere encontro com Lula para discutir vetos a projetos de recriação da Sudene e da Sudam

Cavalcanti defende recriação da Sudene, aprovada pela Câmara nesta terça

Lúcia Vânia propõe projeto para restabelecer dispositivos da recriação da Sudene e da Sudam vetados pelo presidente

Mão Santa apela ao presidente Lula pela conclusão do porto de Luís Correia

Mão Santa pede a Lula a ressurreição da Sudene