Caxias do Sul tem lançamento oficial do Relatório Azul
Em paralelo, será lançada a publicação Dignidade Sim, Alca Não! - Direitos Humanos Econômicos, Sociais e Culturais e a Área de Livre Comércio das Américas, também produzida pela CCDH. A organização do evento é conjunta e está a cargo da Câmara de Vereadores, da representante do Centro de Direitos Humanos de Caxias do Sul, Marisa Formolo Della Vechia e da própria CCDH.
Na abertura do evento, haverá apresentação do Hino Nacional na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller, e de duas músicas interpretadas por alunos da Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé.
Representantes das mais diversas entidades da sociedade civil e do Poder Público local, incluindo Prefeitura, Conselhos de Direitos, Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar, além de estudantes, professores e associações de bairros foram convidados a participar do lançamento do Relatório Azul. "Esse tipo de reunião é uma oportunidade de levar conhecimento e conscientização aos cidadãos e cidadãs, a fim de que eles possam se organizar e exigir dos governos as políticas públicas compatíveis com a dignidade humana, fazendo com que os Direitos Humanos saiam do papel para tornarem-se uma realidade", declarou o presidente da CCDH.
Militante dos Direitos Humanos há mais de 40 anos, o deputado vem imprimindo à CCDH a orientação de que os direitos fundamentais, proclamados pelo Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais são tão importantes quanto os direitos civis e políticos, formando um conjunto de direitos universais, interdependentes e indivisíveis. "Sem o respeito a esse conjunto de direitos não se constrói uma sociedade mais justa e indivíduos mais felizes", afirmou Grazziotin.
Relatório Azul- O Relatório Azul é uma publicação anual da CCDH, que procura oferecer um panorama das violações e garantias dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Os diferentes temas abordados refletem a natureza do trabalho desenvolvido por esta Comissão no ano anterior ao seu lançamento e permitem o monitoramento das políticas públicas desenvolvidas no Estado, bem como o acompanhamento da evolução da sociedade. O Relatório Azul é um projeto de luta e afirmação dos Direitos Humanos, que tem referenciado o trabalho de inúmeras entidades da sociedade civil e pública.
08/15/2002
Artigos Relacionados
Hoje tem lançamento do Relatório Azul em Panambi
Lançamento do Relatório Azul mobiliza Interior
Lançamento do Relatório Azul mobiliza Interior do Estado
Pelotas sedia hoje o lançamento do Relatório Azul
Comunidade de Canela organiza lançamento do Relatório Azul
Pelotas sedia lançamento do Relatório Azul segunda-feira