CCJ acolhe indicação para o STM



Por unanimidade, os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovaram, na reunião desta quarta-feira (20), parecer do senador Luiz Otávio (PPB-PA), favorável à indicação do Almirante-de-Esquadra Marcos Augusto Leal de Azevedo para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). A indicação do presidente da República ainda precisa ser aprovada pelo Plenário do Senado, antes que Azevedo possa ocupar a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Domingos Alfredo Silva.

- Tenho clareza de que há uma incomparável oportunidade de colaborar, especialmente em dois setores: na tutela da hierarquia das Forças Armadas e na busca incessante e obstinada da Justiça - afirmou o oficial da Marinha durante a sabatina na CCJ, quando manifestou opiniões sobre temas em debate na Reforma do Judiciário, da qual o presidente da CCJ, senador Bernardo Cabral (PFL-AM), é relator.

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) questionou a opinião do indicado acerca do deslocamento de competência, da Justiça Federal para a Justiça Militar, no caso de julgamentos de punições disciplinares a militares, proposta que tem parecer favorável de Cabral. Azevedo ponderou que os militares compõem um grupo distinto dos demais cidadãos, já que seu ofício exige que ponham em risco a vida pela pátria. Por isso, afirmou, não deveria haver mudanças. Jefferson disse que os argumentos do indicado não o convenceram.

Ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Azevedo opinou que o número de ministros do STM não deve ser alterado pela Reforma do Judiciário. As propostas que tramitam no momento, reduzem o número de magistrados do tribunal dos atuais 15 para 11 ou nove.

Após a aprovação do parecer, Bernardo Cabral parabenizou o indicado e desejou êxito nas suas atividades, da mesma maneira demonstrada pelo seu antecessor, que esteve presente à comissão e que, antes de assumir o cargo, foi sabatinado pela CCJ durante a presidência de Cabral.



20/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ ACOLHE A INDICAÇÃO DE GERMANO PEDROZO PARA STM

CCJ ACOLHE DUAS INDICAÇÕES PARA O TST

CAE ACOLHE PEDIDOS PARA OPERAÇÃO DE CRÉDITO

CE ACOLHE RENOVAÇÕES PARA DE SERVIÇOS DE RADIODIFUSÃO

CAE ACOLHE PEDIDO PARA RETIFICAR RESOLUÇÃO

CCJ acolhe PEC para regularizar municípios criados até 2000