CCJ ANALISA INCLUSÃO DE DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO POLICIAL



A pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) prevê para a próxima quarta-feira (dia 12) a votação de projeto de lei que inclui o estudo dos Direitos Humanos na formação dos policiais militares. Pelo projeto, de autoria da senadora Benedita da Silva (PT-RJ), o tema poderá ser ministrado em disciplina própria ou através do aprofundamento dos currículos já existentes. Benedita propõe ainda que o processo de mudança nos cursos de formação tenha a participação das entidades envolvidas na defesa dos direitos humanos.

O projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Roberto Requião (PMDB-PR). "É importante que se possa dispor de uma lei federal que mobilize a sociedade e, em especial, as academias de polícia, no sentido de melhorar os conhecimentos de nossos policiais sobre questões relativas aos direitos humanos, capacitando-os para estabelecerem contatos mais equilibrados com a população", defendeu o senador paranaense.

Outro ponto importante da pauta da CCJ é o projeto sobre a participação popular no processo orçamentário, recentemente examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que emitiu parecer favorável à matéria. O autor da proposta, senador Pedro Simon (PMDB-RS), defende a adoção do orçamento participativo como forma de descentralizar o processo orçamentário e trazer transparência às finanças governamentais. "Ninguém melhor que o beneficiário de uma obra ou serviço públicos para exercer a fiscalização, o controle e o acompanhamento cotidiano e imediato dos atos da gestão pública", advoga o senador.

O relator do projeto na CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA), tem, no entanto, restrições à matéria e vai apresentar parecer contrário. Segundo ele,a proposta não explica em que níveis se daria a participação popular, nem tampouco "quem estaria qualificado a participar do processo".



07/08/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Direitos Humanos debate violência policial

CE APRECIA PROJETO QUE OBRIGA POLICIAL A ESTUDAR DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos e Conanda divulgam nota sobre violência policial contra adolescente no AM

BENEDITA QUER DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE POLICIAIS

Direitos humanos integrarão conteúdo programático das escolas de formação militar

CDH debate inclusão de Direitos Humanos em plataforma eleitoral