CCJ analisa redução na faixa de fronteira
Com 18 itens na pauta, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza na próxima quarta-feira (19) sua última reunião de 2007, às 10h, na sala 3 da Ala Alexandre Costa. Duas propostas de emenda à Constituição (PECs) podem ser analisadas.
A primeira (PEC 49/06) altera a chamada faixa de fronteira que, de acordo com a Constituição de 1988, é a faixa de até 150 quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, e é considerada fundamental para a defesa do território nacional. De acordo com a proposta, a faixa de fronteira seria reduzida para 50 quilômetros de largura. O autor da matéria, senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), afirma na justificativa que a medida poderá ajudar na integração regional da América do Sul. O parecer do relator, senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), é pela aprovação da proposta.
A outra PEC (87/07) dispõe sobre a cooperação das Forças Armadas em ações sociais civis, principalmente sobre a assistência social a moradores de rua. De autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), a matéria teve voto favorável do relator Antonio Carlos Júnior (DEM-BA). A proposta trata do desenvolvimento, pelo Poder Público, de "amplo programa de ação continuada para assistência aos moradores de rua e para as ações de reintegração destes a suas famílias".
Já o projeto de lei do Senado (PLS 217/06) que autoriza a instalação de salas de aula em presídios pode ser votado em decisão terminativa. A proposta, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), recebeu voto favorável do relator Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
14/12/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovada redução de faixa de fronteira
Zambiasi defende redução da faixa de fronteira
CCJ realizará audiência pública para debater redução de faixa de fronteira
Aprovado na CRA projeto que trata de faixa de fronteira
Subcomissão discute situação da faixa de fronteira
Subcomissão debate desenvolvimento na faixa de fronteira