CCJ apoia criminalização do comércio ilegal de anabolizantes



A criminalização da prática de vender ou fornecer ilegalmente esteróides ou anabolizantes está em pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quinta-feira (28). O enquadramento penal do comércio irregular desses produtos foi proposto pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP) em projeto de lei (PLS 124/05) que recebeu parecer pela aprovação do senador Romeu Tuma (PTB-SP). O voto de Tuma é favorável à matéria nos termos de substitutivo já aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Elaborado pelo senador Augusto Botelho (PT-RR), o substitutivo da CAS introduz dispositivos na Lei 9.965/00, que restringe a venda de esteróides ou peptídeos anabolizantes. Em vez de ser considerada infração sanitária, com punição mais branda, a venda ou dispensação ilegal dessas substâncias passaria a ser punida com reclusão de dois a cinco anos, mais multa.

As mesmas penas valeriam para quem aplicar anabolizantes comprados clandestinamente e para quem vender ou fornecer, para consumo humano, substâncias do gênero destinadas a uso em animais. Se o crime é culposo, ou seja, resulta de ato de imprudência, negligência ou imperícia do infrator, a pena aplicada seria de detenção de seis meses a dois anos, mais multa.

Em seu parecer, Tuma chama atenção para os danos causados à saúde pelo uso abusivo e descontrolado dessas substâncias, como cânceres, doenças hepáticas e cardíacas e disfunções sexuais. Atletas e adultos jovens esportistas estariam mais vulneráveis, já que essas substâncias promovem e aceleram o ganho de massa muscular.

Originalmente, o substitutivo ao PLS 124/05 foi aprovado em decisão terminativa pela CAS. Recurso para exame em Plenário acabou encaminhando a proposição para análise da CCJ, por tratar de direito penal. Essa comissão também se manifestou pela constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade da matéria.

"Estamos plenamente convencidos de que a proposição, com as modificações propostas pela CAS, aprimora a proteção da saúde pública, desestimulando a venda ou dispensa ilegal das mencionadas substâncias", afirmou Tuma, no parecer à CCJ.



25/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Passa na CCJ projeto que criminaliza venda ilegal de anabolizantes

Venda ilegal de anabolizantes pode passar a ser crime e justificar prisões por até cinco anos

CAS aprova criminalização do comércio e descarte irregular de lixo hospitalar

AGU cobra multa de empresa por comércio ilegal de madeira

Metrô faz campanha de combate ao comércio ilegal nos trens

PF desarticula quadrilha que atuava no comércio ilegal de mercadorias na região Sul