CCJ aprova criação da Universidade Federal do Leste Maranhense



Proposta que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Leste Maranhense (Ufeste), com sede em Caxias, interior do Maranhão, foi aprovada nesta quinta-feira (18) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ficam criados também, de acordo com a proposição, cargos, funções e empregos que irão permitir o funcionamento daquela instituição de ensino superior. A matéria ainda depende de aprovação na Comissão de Educação (CE).

O relator da matéria (PLS 211/06) na CCJ, senador Lobão Filho (PMDB-MA), avalia que o projeto apresentado pela então senadora Roseana Sarney, atualmente governadora do Maranhão, irá aumentar as possibilidades de acesso de jovens maranhenses ao ensino superior, em especial nas micro-regiões de Caxias, Codó e Coelho Neto.

- Não restam dúvidas quanto à importância da ampliação do acesso de jovens brasileiros ao ensino superior e da importância da rede de instituições federais de ensino nesse processo - completou o relator.

Homenagem a Santos Dumont

Também foi aprovado substitutivo a projeto que propõe homenagem permanente a Alberto Santos Dumont como "Pai da Aviação" nos aeroportos brasileiros. A matéria é terminativa na Comissão de Educação (CE).

A proposta original (PLS 402/05), do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), estendia a homenagem às bases aéreas e similares. Por entender que a Força Aérea Brasileira já pratica essa homenagem em caráter permanente, o relator da matéria na CCJ, senador Expedito Júnior (PR-RO), optou pelo substitutivo, deixando a iniciativa limitada aos aeroportos.

Expedito Júnior acatou a argumentação de Crivella, de que Santos Dumont não tem sido devidamente reconhecido, em especial entre as novas gerações. Para Crivella, o reconhecimento de Santos Dumont como o primeiro a voar em um aparelho mais pesado que o ar, em 23 de outubro de 1906, esbarra na versão norte-americana de que os verdadeiros inventores do avião seriam os irmãos Wright, em 1908.

Expedito Júnior avalia que mesmo o Brasil tendo prestado homenagens a Santos Dumont na esfera militar e por meio de leis, como a que inscreveu seu nome no Livro dos Heróis da Pátria e a que instituiu o ano de 2006 como Ano Nacional Santos Dumont, a iniciativa de Crivella merece apoio. Isso porque ela amplia o conhecimento da população estrangeira que desembarca em nossos aeroportos sobre "o grande feito de Santos Dumont".

18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova criação de nova universidade federal

CE aprova criação de universidade federal no Rio Grande do Sul

CE aprova criação da Universidade Federal do Oeste do Pará

Senado aprova criação da Universidade Federal do Sul da Bahia

CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS PASSA NA CE

CE EXAMINARÁ CRIAÇÃO DE UNIVERSIDADE FEDERAL NO TOCANTINS