CCJ aprova dispensa de taxa de inscrição para carentes em concursos



Parecer favorável à proposta que beneficia as pessoas com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo dispensando-as do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos federais foi aprovado, nesta quarta-feira (4), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Como a comissão aprovou esse projeto de lei (PLS 295/07) em decisão terminativa, o texto deverá ser encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados.

Originalmente, a matéria - apresentada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) - estabelecia que o benefício seria concedido para aqueles com renda familiar per capita inferior a meio salário mínimo. Mas, após os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Valter Pereira (PMDB-MS) sugerirem que esse limite fosse elevado para um salário mínimo, tanto Serys como o relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), concordaram com a alteração do texto.

Ao justificar seu projeto, Serys afirma que "os concursos públicos deveriam ser acessíveis a todos, mas atualmente privilegiam as camadas mais abastadas da sociedade, uma vez que os custos das taxas de inscrição os tornam impraticáveis para os mais pobres".

A proposta define que "a renda familiar per capita será obtida por meio da divisão da renda familiar total pelo número de componentes do grupo familiar".

O projeto foi aprovado em votação nominal, por unanimidade.



04/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova projeto que dispensa de taxa de inscrição em concursos federais quem ganha até um salário mínimo

Serys quer isenção de taxa de inscrição para postulantes carentes em concursos

DOADORES DE SANGUE PODERÃO GANHAR ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

CCJ analisa devolução de taxa de inscrição em concursos públicos

Proposta isenta alunos carentes de taxa de inscrição em universidades públicas

Proposta pretende isentar desempregados de taxa de inscrição em concursos públicos