CCJ aprova e envia ao Plenário projeto que regulamenta direitos dos trabalhadores domésticos
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) sobre o projeto que regulamenta os direitos dos trabalhadores domésticos. A matéria (PLS 224/2013 - Complementar) segue agora para análise do Plenário do Senado.
O projeto original, oriundo de comissão mista do Congresso criada para consolidar a legislação federal e regulamentar dispositivos da Constituição, foi alterado por oito emendas do próprio Jucá. Ele também acolheu, e a CCJ aprovou, uma emenda da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), uma do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e uma do senador José Agripino (DEM-RN).
Dentre as mudanças aprovadas, está a inserção de mais uma possibilidade de rescisão do contrato de trabalho, neste caso por culpa do empregador (a chamada "justa causa patronal"): a prática de qualquer das formas de violência doméstica ou familiar contra mulheres relacionadas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). A medida foi proposta por Lúcia Vânia, relatora do projeto que resultou na lei de proteção às mulheres.
Mais informações a seguir
10/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Plenário examina novos direitos dos trabalhadores domésticos
Senado aprova regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos
Jucá pede votação na Câmara do projeto que regulamenta direitos dos domésticos
Paim pede atenção aos direitos dos trabalhadores domésticos
ONU diz que Brasil está avançado em direitos para os trabalhadores domésticos
Vanessa Grazziotin quer garantir direitos dos trabalhadores domésticos