CCJ aprova emenda a projeto que trata do desmanche de carros



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (16), emenda apresentada em Plenário ao projeto de lei que, entre outros objetivos, visa dar mais segurança aos compradores de "veículos recuperados" - os automóveis que tiveram perda total em acidentes de trânsito - e impedir que grupos criminosos utilizem os documentos desses veículos para "legalizar" automóveis roubados.

O projeto (PLS 142/05), apresentado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Desmanche, previa que "o proprietário de veículo irrecuperável ou desmontado deverá requerer a baixa do registro no prazo de trinta dias, sendo vedada a remontagem do veículo sobre o mesmo chassi, de forma a manter o registro anterior". Mas, em julho de 2005, quando a matéria tramitava em Plenário, o então senador Edison Lobão (atual ministro de Minas e Energia) apresentou uma emenda para ampliar esse prazo de 30 para 60 dias. O texto, então, foi enviado à CCJ para ser analisado.

No texto da emenda, Edison Lobão argumenta que a ampliação do prazo "possibilita que o proprietário possa, dentro de um prazo razoável e por meio de perícia técnica, rever a condição de recuperabilidade do veículo".

O relator da proposta no âmbito da CCJ foi o senador Adelmir Santana (DEM-DF), que na reunião desta quarta-feira acatou a emenda. Com a sua aprovação, o projeto passa a prever que "o proprietário de veículo irrecuperável deverá requerer a baixa do registro, no prazo de sessenta dias e na forma estabelecida pelo Contran [Conselho Nacional de Trânsito], sendo vedada a remontagem de veículo sobre o mesmo chassi, de forma a manter o registro anterior".

Com a deliberação da CCJ, a matéria retorna ao Plenário do Senado para nova apreciação.



16/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI do Desmanche faz simpósio para discutir combate ao roubo de carros

Tuma pede CPI mista para investigar desmanche de carros

Diretor do Detran de São Paulo defende na CPI do Desmanche o registro de carros "salvados"

Pietroski busca apoio à emenda ao projeto que trata dos depósitos judiciais

Aprovada emenda da Câmara ao projeto que trata da veiculação de mensagens educativas de trânsito

CCT aprova projeto que trata da interceptação telefônica