CCJ aprova nova indicação para Conselho Nacional do Ministério Público



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (29), mais uma indicação para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A sabatina do procurador da República Vladimir Barros Aras foi marcada por questionamentos sobre excessos em investigações realizadas por membros do Ministério Público. A matéria vai a votação em Plenário em regime de urgência.

Aras considerou necessário o CNMP conduzir a aprovação de um código nacional de ética para a categoria e sustentou que eventuais abusos, como o caso de "condenação prévia" de investigados em casos noticiados pela mídia, precisam ser punidos.

Por outro lado, fez um alerta contra a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 37/2011) que impõe limites ao poder investigatório do MP, que classificou como "extremamente prejudicial à cidadania".

- Cercear o poder de investigação criminal do Ministério Público sem lembrar que esse é um papel fundamental do MP, e é feito em favor da sociedade, seria um equívoco muito grave - advertiu Aras.

Após a aprovação da indicação, a CCJ se dedica à votação de projetos, como o PLS 74/2010, que proíbe a realização de concurso público para formação de cadastro de reserva no serviço público federal.

 

Mais informações a seguir.

 

 

 



29/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova indicação do procurador Mário Luiz Bonsaglia para o Conselho Nacional do Ministério Público

Indicação de Frazão do Couto para Conselho Nacional do Ministério Público é aprovada na CCJ

Aprovada indicação de Mário Luiz Bonsaglia para o Conselho Nacional do Ministério Público

Senado rejeita indicação de Nicolao Dino para o Conselho Nacional do Ministério Público

Aprovada indicação de Claudia Maria de Freitas Chagas para o Conselho Nacional do Ministério Público

Senado aprova indicado para Conselho Nacional do Ministério Público