CCJ aprova PEC que torna presidente do STF membro nato do Conselho Nacional de Justiça



Proposta de emenda à Constituição (PEC) que modifica a composição do Conselho Nacional de Justiça teve parecer favorável aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (30). A PEC torna o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) membro nato do Conselho e, necessariamente, seu presidente.

A matéria (PEC 22/06), que ainda será votada em dois turnos pelo Plenário, é de autoria do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) com outros senadores, e teve parecer favorável do relator, o presidente da CCJ, senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA). Atualmente, qualquer dos 11 ministros do STF pode vir a ser indicado para compor e presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ficando este afastado da distribuição dos processos no tribunal enquanto durar sua função no Conselho.

Segundo argumentação do autor da PEC, o regime vigente permite que dois ministros do STF sejam afastados de suas funções para atuar no CNJ, sendo um como presidente e outro como representante do tribunal.

- Essa situação tem reflexos óbvios na agilidade da prestação jurisdicional, limitando a nove os membros do STF que atuarão efetivamente nesse tribunal. A celeridade processual, lembremo-nos, é garantia fundamental do cidadão. Parece-me, portanto, mais equilibrado transformar o presidente do STF em membro nato do Conselho e, necessariamente, seu presidente - disse Demóstenes.



30/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova PEC que determina que presidente do STF será membro natural do Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova juíza para Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova 12 indicações para o Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova nomes indicados ao Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova recondução de indicado para Conselho Nacional de Justiça

Senado aprova nomes para o Conselho Nacional de Justiça