Senado aprova nomes para o Conselho Nacional de Justiça



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (7) os nomes dos indicados pelos tribunais superiores, pela Procuradoria Geral da República (PGR) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercerem mandato de dois anos como membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem a função de examinar denúncias contra juízes, procuradores e outros integrantes do Judiciário, entre outras atribuições. Os nomes serão encaminhados ao presidente da República, a quem caberá fazer as nomeações.

Os nomes dos conselheiros aprovados são os seguintes, seguidos da sigla do tribunal ou entidade que os indicaram: ministro Ives Gandra Martins (TST); desembargadores Leomar Barros Amorim de Souza (STJ) e Milton Augusto de Brito Nobre (STF); juízes Paulo de Tarso Tamburini Souza (STF), Morgana de Almeida Richa (TST), Nelson Tomaz Braga (TST) e Walter Nunes da Silva Júnior (STJ); procurador José Adônis Callou de Araújo Sá (PGR); promotor Felipe Locke Cavalcanti (PGR); e advogados Jorge Hélio Chaves de Oliveira e Jefferson Luis Kraychychyn, ambos pela OAB.

Indicado pelo Senado ao CNJ, o advogado Marcelo da Costa Pinto Neves já havia sido aprovado pelo Plenário em 17 de junho último.

Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, visitou o presidente do Senado, José Sarney, a quem pediu pressa na aprovação dos indicados ao CNJ e ao Conselho Nacional do Ministério Público, que também foram confirmados pelo Plenário nesta data.

Em maio último, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a indicação dos integrantes dos dois conselhos, cujos nomes deveriam ter sido votados em Plenário até meados de junho último, quando terminou o mandato dos atuais membros dos dois órgãos. Anteriormente, os indicados já haviam enfrentado eleições acirradas e demoradas nos tribunais, procuradorias e entidades que têm direito a representantes no CNJ e no CNMP.



07/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai examinar nomes para o Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova nomes indicados ao Conselho Nacional de Justiça

Senado aprova integrantes para Conselho Nacional de Justiça

CCJ aprova plano de carreira do TCU e nomes para Conselho de Justiça

Senado aprova projeto que cria cargos comissionados no Conselho Nacional de Justiça

Senado aprova PEC que determina que presidente do STF será membro natural do Conselho Nacional de Justiça