CCJ APROVA PROJETO QUE DISCIPLINA COMÉRCIO DE SUBSTITUTOS DO LEITE MATERNO



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou nesta quarta-feira (dia 03) o relatório favorável da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) ao projeto de lei do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que cria normas e exigências para a venda dos produtos substitutos do leite materno.
A intenção do senador é combater o que ficou conhecido como "desnutrição comerciogênica", denominação de uma prática iniciada por volta de 1968, e que se constitui no estímulo ao desmame precoce para provocar a comercialização dos substitutos do leite materno.
- Desde então, vem ocorrendo uma mobilização mundial em defesa da amamentação natural, do aleitamento materno, em especial nos países subdesenvolvidos - explicou Geraldo Cândido.
Ele esclareceu também que o projeto busca transformar em lei o que já foi aprovado, sob a forma de resoluções, tanto no âmbito da Organização Mundial da Saúde/Organização das Nações Unidas, como pelo Conselho Nacional de Saúde.
A proposta estabelece, basicamente, restrições quanto à publicidade dos produtos, para evitar que as mães sejam convencidas a substituir o próprio leite por produtos artificiais. A matéria ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais.

03/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS analisa projeto que regulamenta o comércio de substitutos do leite materno

CAS analisa projeto que regulamenta o comércio de substitutos do leite materno

Regulamentação de substitutos do leite materno está na pauta da CAS

CAS deve analisar regulamentação de substitutos do leite materno

Embalagens de substitutos do leite materno conterão advertências

Projeto que disciplina pagamento de comissões no comércio deve seguir para Câmara