CCJ aprova proposta que inclui redução das desigualdades raciais entre metas do país




Para Vital (à esquerda), proposta é "um passo a mais nas conquistas da população negra"

A redução das desigualdades raciais pode se tornar um dos objetivos fundamentais do país. Proposta de emenda à Constituição (PEC 2/2003) com essa indicação foi aprovada nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta, que tem como primeiro signatário o senador Paulo Paim (PT-RS), também altera o artigo 79 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para permitir o uso do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza em ações de superação das desigualdades raciais.

Segundo a proposta, vários estudos mostram que as desigualdades raciais vitimam brasileiros afrodescendentes e, apesar disso, o combate a esse tipo de desigualdade não está na Constituição.

Para o relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a PEC vai ao encontro da Convenção Internacional Sobre Todas as Formas de Discriminação Racial da ONU. Posição idêntica foi manifestada, durante a discussão da matéria, pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

“As alterações propostas em nossa Carta Magna, inclusive, são um passo a mais nas conquistas recentes da população negra do país, brindada com a edição do Estatuto da Igualdade Racial em 2010”, afirmou Vital.

A proposta segue para a análise do Plenário e precisa ser aprovada em dois turnos para ser enviada à Câmara dos Deputados.



12/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


País é exemplo de redução das desigualdades

País atinge uma das metas do milênio com redução de mortes por tuberculose

Atual proposta do Código Florestal pode prejudicar metas de redução de carbono, diz Ipea

Proposta de Patrícia Saboya inclui caatinga entre os ecossistemas que constituem patrimônio nacional

Geovani Borges pede apoio a proposta que inclui a Libras entre os meios legais de comunicação previstos na Constituição

Plenário aprova PEC que inclui Pantanal Sul-Mato-Grossense entre os patrimônios nacionais