CCJ aprova regulamento para motoristas de ambulância



Motoristas de veículos de emergência, como ambulâncias, poderão contar com um regulamento próprio. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (17), projeto de lei da Câmara (PLC 105/2012) que assegura à categoria, por exemplo, treinamentos especializados e reciclagem em cursos específicos de condução de veículos de emergência a cada cinco anos.

VEJA MAIS

A proposta original estabelece a obrigação de o empregador bancar a capacitação. E o relator na CCJ, senador Paulo Bauer (PSDB-SC), inseriu no texto a exigência de sua concessão a cada cinco anos. A garantia de seguro para cobertura de riscos inerentes à atividade é outro benefício previsto no PLC 105/2012.

“A edição de normas que qualifiquem o empregado, e dele retirem os riscos da atividade econômica, contribui para a melhoria das condições de labor dos trabalhadores brasileiros, merecendo, pois, o endosso por parte do Poder Legislativo”, avaliou Bauer.

O projeto impõe ao condutor que desrespeitar este regulamento multa de R$ 1 mil, aplicada em dobro em caso de reincidência, oposição à fiscalização ou desacato à autoridade. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deverá amparar o processo de fiscalização, autuação e imposição de multas aos motoristas infratores.

Durante a discussão da matéria, Bauer reforçou a necessidade de atualização permanente destes profissionais. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) também citou como fundamentais ao exercício da função a agilidade no deslocamento, a capacitação e o grau de acuidade na direção do veículo. Por fim, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) se comprometeu a acompanhar o andamento da matéria até sua aprovação pelo Senado.

O PLC 105/2012 será votado em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Como foram aprovadas mudanças no texto original, o projeto voltará a ser analisado pela Câmara dos Deputados.



17/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Regulamento para motoristas de ambulâncias está na pauta da CAS

Projeto sobre qualificação de motoristas de ambulância pode entrar na pauta da CCJ

Comissão aprova MP 628: texto inclui treinamento para motorista de ambulância

Conselho aprova regulamento de qualidade para TVs por assinatura

Anatel aprova regulamento para universalização da telefonia fixa

PARLAMENTO CULTURAL DO MERCOSUL APROVA SEU REGULAMENTO