CCJ continua debates sobre reforma do Judiciário



A reforma do Judiciário voltará a ser debatida nesta quarta-feira (10) pelos integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A reunião, que será dividida em duas etapas, está marcada para as 10 horas e desta vez os senadores vão ouvir a posição sobre o tema do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Nilson Vital Naves. O requerimento para realização da audiência pública foi feito pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e dá seqüência à série de exposições de autoridades da área jurídica sobre o tema.

A CCJ já ouviu ministros da Justiça militar, da Justiça trabalhista, representantes do Ministério Público federal e estaduais, magistrados da Justiça Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros. A proposta, original da Câmara, já foi votada por aquela Casa e depois de apreciada pela CCJ será submetida ao Plenário, em votação em dois turnos. O relator da matéria é o senador José Jorge (PFL-PE).

Na segunda etapa da reunião, a CCJ tem uma lista de 42 proposições para examinar. Como as deliberações em caráter terminativo estão impedidas em virtude de medida provisória sob avaliação do Plenário do Senado, a comissão só poderá votar as matérias não terminativas, a menos que a pauta do Plenário seja desobstruída na sessão da tarde desta terça-feira (9).

Entre estas, consta o projeto de lei da Câmara nº 29/2003, cujo relator é o senador Jefferson Péres (PDT-AM), que dispõe sobre a política pesqueira nacional e também regula a atividade pesqueira. A matéria recebeu voto favorável de Jefferson e ainda será discutida por três comissões: de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE); de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS).

Outra matéria da pauta é o projeto de resolução do Senado nº 5/2003, da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que pretende criar a Comissão de Direitos Humanos e Questões de Gênero no âmbito das comissões permanentes do Senado. O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) acatou a idéia, apresentando duas emendas ao projeto original, que ainda será apreciado pela Comissão Diretora da Casa.



08/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fórum Democrático continua os debates sobre a Uergs em Encantado

Mudanças climáticas: comissão continua, na quarta, debates sobre planos governamentais

Nordeste recebe debates sobre reforma da Lei de Direito Autoral

Audiência com prefeitos encerra debates sobre reforma tributária na CCJ

Comissão fará debates sobre reforma do Código Florestal

Valdir Raupp pede retomada de debates sobre reforma tributária