CCJ debate a reforma do Código Penal



Representando o Superior Tribunal de Justiça, o ministro Sebastião Reis Junior, será ouvido nesta terça-feira (1º) na primeira audiência pública promovida pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado para discutir PLS 236/2012, que reforma o Código Penal. O projeto é de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP) e resultou do trabalho de uma comissão de juristas criada por ele em 2011.

VEJA MAIS

A audiência desta terça-feira foi ideia do relator da proposta e presidente da CCJ, Vital do Rêgo (PMBD-PB), que deseja ter uma visão dos membros dos tribunais superiores sobre o assunto.

Sebastião Reis vem no lugar do presidente do STJ, Felix Fischer, que não pode comparecer. Na seguência, serão ouvidos o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho; e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O PLS 236/2012 tramita em conjunto com o PLC 122/2006, oriundo da Câmara, que criminaliza a homofobia, e com outros 131 projetos das duas Casas do Congresso. No final de 2013 o projeto foi aprovado por uma comissão especial de senadores com a finalidade de examinar a reforma do Código Penal, nos termos do substitutivo apresentado pelo senador Pedro Taques (PDT-MT).

O substitutivo de Taques sugere penas maiores para crimes contra a vida, aumenta o rol de crimes hediondos e torna mais rigoroso o modelo de progressão de penas, impondo ao condenado por crime mais grave uma permanência maior nos presídios.



01/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ debate a reforma do Código Penal

Reforma do Código Penal tem novo debate dia 14

Ministro do STJ debate reforma do Código de Processo Penal

CDH debate questão racial na reforma do Código Penal

Comissão debate reforma do Código Penal com juristas

Ministério da Justiça debate reforma no Código de Processo Penal