Reforma do Código Penal tem novo debate dia 14



O ciclo de debates sobre o projeto de novo Código Penal terá nova etapa na próxima quinta-feira (14) com a presença do advogado e professor Juarez Cirino dos Santos e do promotor de justiça e professor Rogério Sanches Cunha.

A audiência pública anterior sobre o projeto em exame (PLS 236/2012), em 28 de fevereiro, foi marcada pela discordância entre o professor de Direito Miguel Reale Júnior, um dos principais críticos do projeto, e o procurador Luiz Carlos Gonçalves, relator da Comissão de Juristas responsável pela elaboração do anteprojeto. Reale apontou dispositivos que considera imprecisos, criticou a figura da barganha e o fim do livramento condicional, e chamou atenção para a desproporção entre as penas de diferentes tipos de crime.

Gonçalves, por sua vez, defendeu o projeto do novo código, afirmando que as críticas de Reale não alcançam mais do que 5% dos 502 artigos do anteprojeto. No entanto, disse o procurador, Reale insiste em atacar o projeto por inteiro, numa postura que chamou de “instrumento propagandístico vulgar e de baixa qualidade”.

O senador Pedro Taques (PDT-MT), relator da comissão especial que examina o projeto, advertiu que a proposta precisa ser muito debatida, inclusive com a participação de não-especialistas, e pediu calma aos que cobram dele uma rápida tramitação do projeto do novo Código Penal.



08/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de reforma do Código Penal debate Lei de Execução Penal com juristas

CCJ debate a reforma do Código Penal

Ministro do STJ debate reforma do Código de Processo Penal

CDH debate questão racial na reforma do Código Penal

Comissão debate reforma do Código Penal com juristas

Audiência debate projeto do novo Código Penal