CCJ debate possibilidade de contratação de mão de obra temporária na área rural



A possibilidade de contratação de mão-de-obra temporária a ser empregada na área rural será discutida em audiência pública da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) agendada para esta quarta-feira (23), a partir das 9h. O trabalho temporário no setor agropecuário não é permitido, de acordo com a Lei 6.019/74, e o PLS 171/04, do então senador Ramez Tebet, pretende abrir essa oportunidade. A matéria é relatada pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

A legislação atual já autoriza a contratação de mão de obra temporária por empresas urbanas, junto a outras constituídas com essa finalidade, diante de necessidades episódicas - como substituição de férias e de licenças-médicas dos trabalhadores ou para períodos de pico de produção. O projeto busca corrigir essa lacuna, mas não há consenso sobre a matéria na comissão.

Para o debate foram convidados Fabio Leal Cardoso, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Alberto Ercílio Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag); Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego; Ary Faria Marimon Filho, diretor de Assuntos Legislativos da Associação Nacional dos Magistrados do Brasil da Justiça do Trabalho (Anamatra), representando o presidente da entidade; Ágide Meneguette, vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); César Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB); Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); e Marcos Sawaya Jank, presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única)

O requerimento da audiência é da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), mas a senadora Kátia Abreu apresentou aditamento convidando outros expositores para "equilibrar o debate", segundo afirmou na ocasião.

O projeto será ainda examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAS), onde terá decisão terminativa.



21/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores suspendem análise de projeto sobre contratação na área rural

Regularização de trabalho temporário na área rural terá debate

Portaria libera contratação temporária para o MEC

Medida provisória prevê contratação temporária

Aprovada MP que autoriza contratação temporária de controladores de vôo

Aprovada carreira de perito do INSS e contratação temporária até concurso