Aprovada MP que autoriza contratação temporária de controladores de vôo



O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (27) o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 30/2006, proveniente da Medida Provisória(MP) 329/2006, que autoriza o Ministério da Defesa a contratar temporariamente até 60 controladores de vôo por dois anos prorrogáveis por mais dois. A MP foi editada para conter a crise no tráfego aéreo aberta com o choque entre um Boeing da Gol e um jato Legacy de uma empresa norte-americana, em 29 de setembro do ano passado, que matou 154 pessoas.

O projeto, aprovado sem emendas, e com parecer favorável do senador Edison Lobão (PFL-MA), determina que a contratação se dará por processo seletivo simplificado. Caso isso não seja possível, será admitida a simples análise de currículo e a constatação de "notória capacidade técnica profissional".

A matéria só foi discutida pela oposição, que recomendou a aprovação, apesar de fazer críticas à política do governo para o setor aéreo e à própria edição da MP. De acordo com o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), o governo é o culpado pelo chamado "apagão aéreo", caracterizado pelo atraso nos vôos em função da falta de pessoal e de operações-padrão por parte dos controladores. Pronunciaram-se também os senadores José Agripino (PFL-RN), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Heráclito Fortes (PFL-PI).



27/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada MP que autoriza contratação temporária de professores para universidades federais

Portaria autoriza a contratação temporária de profissionais de saúde para comunidades indígenas

Aprovada carreira de perito do INSS e contratação temporária até concurso

Constituída comissão mista para análise de MP que autoriza prorrogação de contratação temporária pela Ceitec

Resolução aprovada autoriza contratação de empréstimo nos últimos quatro meses de mandato do chefe do Executivo

Anatel autoriza aquisição de ações de controladores da Oi pela Portugal Telecom