CCJ discute cotas para ingresso nas universidades e escolas técnicas federais



Começou a audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que vai discutir as cotas para ingresso nas universidades e escolas técnicas federais.

A reunião tem a finalidade de instruir o projeto (PLC 180/08) que reserva metade das vagas nessas instituições para quem cursar todo o ensino médio em escolas públicas. A proposta é de autoria da deputada Nice Lobão (DEM-MA) e a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), relatora da matéria, apresentou relatório com voto favorável à proposta. Após aprovação da CCJ, a matéria ainda será examinada pelas comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e de Educação, Cultura e Esporte (CE), bem como pelo Plenário

Logo depois da audiência pública, a CCJ reúne-se para votar pauta com 29 itens, entre eles, o PLS 715/07, que cria o Conselho de Defesa Comercial - órgão que terá o objetivo de combater práticas desleais de comércio exterior, como o dumping ou o uso de determinados subsídios. A proposta foi aprovada em primeiro turno na última reunião da comissão e será votada em turno suplementar por ter sido aprovada na forma de substitutivo do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A decisão sobre a matéria na CCJ é terminativa.

Mais informações a seguir



18/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício comemora aprovação na CCJ de cotas em universidades e escolas técnicas federais

CE vota ampliação da freqüência obrigatória em universidades e cotas em escolas técnicas

Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas

Adiada votação de reserva de 50% das vagas em universidades e escolas técnicas federais para alunos da rede pública

José Pimentel elogia expansão de escolas técnicas e universidades federais

Projeto revoga lei que limita denominação das universidades e escolas técnicas federais