Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas



O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu a aprovação do projeto de lei da Câmara (PLC 180/08), de autoria da deputada federal Nice Lobão, que direciona 50% das vagas das universidades federais e escolas técnicas para estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta também determina que metade dessa cota seja reservada para alunos oriundos de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita.

O projeto também estabelece que as vagas previstas no sistema de cotas sejam preenchidas por estudantes negros, pardos e indígenas, na proporção de cada segmento na população do estado onde está localizada a instituição de ensino. Paim defendeu o projeto afirmando que se trata de uma reprodução dos mecanismos já usados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para as faculdades particulares.

- Se o Prouni serve para as escolas particulares e ninguém questiona, por que o [PLC] 180, que é uma reprodução do Prouni, não pode servir para as federais? - questionou.

O PLC 180/08 está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde é relatado pela senadora Serys Slhessarenko.

ZPE

Paim também registrou o recebimento de comunicado da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha em apoio à instalação de uma Zona de Processamento de Exportações ( ZPE ) no Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

Pequenas empresas

O senador comunicou ainda que o jornal gaúcho Zero Hora publicou artigo de sua autoria intitulado "Um fundo para a micro e pequena empresa", em que defende projeto de sua autoria (PLS 376/08) que cria o fundo de financiamento para micro, pequenas e médias empresas.



23/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aguarda emendas projeto que cria cotas nas universidades estaduais para alunos de escolas públicas

Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas

Eunício comemora aprovação na CCJ de cotas em universidades e escolas técnicas federais

CE vota ampliação da freqüência obrigatória em universidades e cotas em escolas técnicas

CCJ discute cotas para ingresso nas universidades e escolas técnicas federais

Projeto de sistema de cotas para ingresso nas universidades públicas é racista, dizem participantes de debate na CCJ