CCJ EXAMINA CRIAÇÃO DE 173 CARGOS PARA O TRT DE GOIÁS



Projeto que cria 173 cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, de Goiás, teve parecer favorável do relator, senador Iris Rezende (PMDB-GO), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Com origem no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 1994, a proposta já passou pela Câmara, e veda a nomeação de parentes, até o terceiro grau, de juízes e procuradores, mesmo se aposentados há menos de cinco anos.
Todas as vagas serão preenchidas por concurso e têm caráter permanente. O cargo com maior números de vagas é o de técnico judiciário: 43. Seguido pelo de auxiliar judiciário, com 40, e pelo cargo de contador, com 26 vagas.
De acordo com a justificativa do então presidente do TST, Orlando Teixeira da Costa, acolhida por Iris Rezende, as estatísticas referentes à Justiça Trabalhista de Goiás demonstram o grande crescimento na quantidade de litígios e a insuficiência dos recursos humanos disponíveis. O senador salientou que há disponibilidade de recursos orçamentários, no âmbito do TST, para absorção da despesa com o pessoal a ser contratado.

18/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ aprova criação de cargos no TRT de Goiás

Senado aprova criação de cargos no TRE de Goiás

CCJ aprova criação de cargos nos TRTs de Goiás e Minas

Aprovado projeto que cria 226 novos cargos no TRT de Goiás

CI examina dez indicações do presidente da República para cargos públicos

CRE examina indicações de duas diplomatas para cargos no exterior