CCJ examina emendas à PEC que altera tramitação das MPs



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) vai se reunir na próxima quarta-feira (3), às 9h, para analisar emendas apresentadas à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/2011. A PEC, de autoria do presidente José Sarney, altera o rito de tramitação das medidas provisórias (MP), dando ao Senado mais tempo para a análise dessas matérias. A PEC recebeu emendas no Plenário e, por isso, retornou à CCJ, para análise.

Relator da matéria na CCJ, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) antecipou que deve abrir mão de sua proposta de criação de uma comissão mista para julgar a admissibilidade das MPs (pressupostos de urgência e relevância), atribuindo essa responsabilidade às Comissões de Constituição e Justiça da Câmara e do Senado.

De acordo com a PEC 11/2011, os 120 dias de prazo para tramitação das propostas nas duas casas seriam divididos em 60 dias para a Câmara e 40 dias para o Senado, somados a dez dias para análise da admissibilidade e outros dez dias para revisão na Câmara. Outro ponto importante da PEC é a proibição de que as MPs tragam em seu texto itens referentes a assuntos distintos. Se aprovada no Senado, a proposta de alteração do rito seguirá para análise da Câmara.

Para saber mais, clique aqui.



29/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta de Paulo Bauer também altera tramitação de MPs

Emenda que altera regras de tramitação freia uso de medidas provisórias

Serys pede a Sarney votação de projeto que altera tramitação de MPs

Proposta que altera tramitação de MPs poderá ser votada na quarta-feira

Votações de terça devem começar com a PEC que altera tramitação das medidas provisórias

SENADO VOTA NESTA QUARTA PROPOSTA QUE ALTERA EDIÇÃO E TRAMITAÇÃO DE MPS