CCJ examina regulamentação de pesquisa em engenharia genética



A engenharia genética volta à pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Na quarta-feira (19), a partir da 10h, a CCJ se reúne para debater, entre outros assuntos, o projeto de lei do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) que regulamenta a experimentação técnico-científica na área de engenharia genética e veda os procedimentos que visem a duplicação do genoma humano com a finalidade de clonar embriões de seres humanos. A matéria já conta com parecer favorável do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), que elaborou substitutivo ao projeto original. A decisão final caberá à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), salvo se houver requerimento para submetê-la à deliberação do Plenário.

Ainda na área genética, a CCJ examinará projeto do ex-senador Blairo Maggi que veda a instituições públicas a transferência do direito de propriedade de material genético vegetal para entidades privadas. O projeto recebeu substitutivo do relator, senador Osmar Dias (PDT-PR), e também tramita em caráter terminativo. A decisão ficará a cargo da Comissão de Educação (CE).

Consta também da pauta da CCJ projeto do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que modifica o Código Eleitoral para permitir a filiação partidária dos servidores da Justiça Eleitoral. A matéria já recebeu parecer contrário do senador Bello Parga (PFL-MA). Outro projeto a ser analisado pela comissão foi apresentado pelo senador José Eduardo Dutra (PT-SE) e dispõe sobre pesquisas e testes pré-eleitorais. Com parecer favorável do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que apresentou uma emenda, o projeto será examinado em caráter terminativo. Também no terreno das eleições, a CCJ deliberará sobre proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Álvaro Dias (PDT-PR) que permite a participação de estrangeiro domiciliado no Brasil em eleições municipais. A PEC tem parecer favorável do senador Antonio Carlos Júnior (PFL-BA).



14/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ examina regulamentação de pesquisa em engenharia genética

MARINA SILVA QUER MORATÓRIA SOBRE ENGENHARIA GENÉTICA

MARINA PROPÕE MORATÓRIA PARA PRODUTOS DE ENGENHARIA GENÉTICA

Codevasf apoia pesquisa genética com espécies nativas do São Francisco

Pesquisa mostra maior variação genética do HIV em crianças e adolescentes

ALCÂNTARA: PESQUISA GENÉTICA DEVE RESPEITAR DIGNIDADE HUMANA