CCJ fará nova audiência sobre clonagem humana



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou requerimento do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) sugerindo a realização de audiência pública para debater a questão da clonagem humana. Rocha explicou que o Senado já realizou um seminário sobre o tema, por iniciativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em junho deste ano, com a presença de especialistas e interessados no tema.

- Agora, no entanto, eu proponho que a CCJ faça um debate no âmbito da própria comissão para que os integrantes do colegiado possam debater diretamente com os especialistas e oferecer contrapontos e dúvidas remanescentes sobre o assunto - disse.

Rocha sugeriu o convite de seis especialistas, representantes dos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia; da Universidade de São Paulo (USP); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto de Bioética e da Associação de Esclerose. Por recomendação do senador Romeu Tuma (PFL-SP), que preside a CAS, serão convidados representantes da Igreja Católica (CNBB) e das igrejas evangélicas.

O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) tem estimulado a discussão do tema no Congresso. Ele é o autor de projeto de lei em tramitação no Senado que proíbe as experiências técnico-científicas de engenharia genética que visem a clonagem humana.

A CCJ marcou a reunião para às 10h do dia 20 de novembro (quarta-feira), após a realização das eleições.



07/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Quintanilha defende reflexão crítica sobre clonagem humana

Sebastião Rocha quer debate sobre clonagem humana no Senado

Senadores acreditam que debate sobre clonagem humana contribuirá para uma boa legislação

CAE fará nova audiência pública sobre o pré-sal

Senado vai discutir clonagem humana

CCJ e CAS vão discutir se clonagem humana deve ou não ser legal