Novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff está na pauta da CCJ



Está na pauta desta semana da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) requerimento do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que solicita a convocação da ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para depor novamente no Senado. A ministra veio à Casa na semana passada, quando respondeu a perguntas sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o dossiê sobre gastos sigilosos do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso - na ocasião, ela atendia à convocação feita pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). Desta vez, o requerimento de Arthur Virgílio trata apenas da questão do dossiê.

A reunião da CCJ está marcada para quarta-feira (14), na sala 3 da Ala Alexandre Costa, a partir das 10h.

PPI estadual

Outro item da pauta da CCJ é o projeto de lei do Senado (PLS) 392/07, apresentado pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que visa permitir aos estados utilizar um mecanismo similar ao Projeto Piloto de Investimentos (PPI). Por meio desse mecanismo, o governo federal pode deduzir do cálculo do resultado primário as despesas com determinados tipos de investimento. A proposta de Lúcia Vânia estende essa possibilidade aos estados.

Ao defender a matéria, a senadora argumenta que "a possibilidade de investimentos estaduais está manietada pela necessidade de se produzir resultados primários suficientes para saldar a dívida estadual para com a União". O texto recebeu voto favorável de seu relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Além de tramitar na CCJ, a proposição também terá de ser analisada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual será votada em decisão terminativa.

Precatórios

O substitutivo do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) a um conjunto de sete propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam do pagamento de precatórios também está na pauta da CCJ. Precatórios são as dívidas do Executivo cujos pagamentos já foram ordenados por sentença judicial. O senador destaca que estados e municípios são os que mais devem no âmbito dos precatórios, e que a União estaria em dia com o pagamento dessas dívidas.

O tema é polêmico. Raupp afirmou, no final do ano passado, que seu parecer "não prejudicará ainda mais os credores". Mas, para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, a implementação de novas regras para o pagamento dos precatórios pode significar "a oficialização do calote".

Terrenos de Marinha

Com o objetivo de debater a proposta de emenda à Constituição (PEC) 53/07, que prevê a extinção dos terrenos de Marinha no país, a CCJ agendou uma audiência pública para a tarde desta quarta-feira, a partir das 14h. A PEC foi apresentada pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE). São considerados terrenos de Marinha as áreas que ficam a 33 metros da água do mar, o que obriga proprietários de casas ou apartamentos nessas faixas a pagarem taxas anuais ao governo pela sua ocupação. A Marinha é contra a proposta.

Entre os convidados para a audiência estão o ministro das Cidades, Márcio Fortes; um representante do Ministério do Meio Ambiente, Ademilson Zamboni; um representante do Ministério da Defesa, Armando Gonçalves Madeira; o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski; e a secretária do Patrimônio da União, Alexandra Reschke.



12/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ pode avaliar novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff

Comissão rejeita requerimento de convocação de Dilma Rousseff

Garibaldi Alves já recebeu requerimento de convocação de Dilma Rousseff ao Plenário

Jucá apresentará novo requerimento com o objetivo de anular convocação de Dilma para falar sobre dossiê

CMA rejeita convocação de Dilma Rousseff

CI aprova convocação de Dilma Rousseff