Garibaldi Alves já recebeu requerimento de convocação de Dilma Rousseff ao Plenário



O presidente do Senado, Garibaldi Alves, informou na manhã desta quarta-feira (2) que já recebeu o requerimento apresentado pelo líder do PSDB, senador Arthur Virgilio (AM), destinado à convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O documento requer que ela apresente em Plenário explicações sobre suposto dossiê referente aos gastos de Fernando Henrique Cardoso quando presidente da República.

- Quero informar a vocês que já foi dada entrada no requerimento e que vou examinar para ver como se conduz isso - declarou Garibaldi.

Indagado sobre que trâmite dará a esse documento, o presidente do Senado disse que o requerimento será lido e a assessoria jurídica da Casa dirá como será seu encaminhamento, o que poderá significar inclusão em ordem do dia.

- Eu quero assegurar que eu vou decidir de acordo com o Regimento Interno e com a Constituição. Ninguém pense que eu vou dar uma resposta que não seja baseada na lei - assegurou.

- O senhor precisa consultar a Mesa, o Plenário ou apenas sua assessoria jurídica?

-Eu vou primeiro examinar esse aspecto diante do requerimento de Arthur Virgilio. Vou consultar se ele vai mais além.

O líder tucano disse esperar que o requerimento seja colocado em votação o mais rapidamente possível. Seu entendimento é o de que a ministra tem que explicar a divulgação desses dados que estavam guardados no Palácio do Planalto e cuja propagação ele interpreta como crime de responsabilidade.

Na mesma entrevista, Garibaldi Alves afirmou que, no encontro que terá na tarde desta quarta-feira com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Alencar Rodrigues, conversará sobre o que a presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos , senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), realmente deseja quando pede acesso aos dados existentes naquela Corte.

- O TCU é um órgão auxiliar do Legislativo, mas temos que ver como isso se processa dentro da lei. Temos que obedecer o nosso Regimento e a nossa Constituição. O Legislativo tem como cobrar essas informações, mas dentro da lei. A senadora Marisa Serrano pediu uma troca de idéias, mas tem que ser uma proposta formalizada - disse Garibaldi.



02/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi Alves descarta convocação de Dilma para falar em Plenário

Comissão rejeita requerimento de convocação de Dilma Rousseff

Novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff está na pauta da CCJ

CCJ pode avaliar novo requerimento de convocação de Dilma Rousseff

Garibaldi desaconselha açodamento na convocação de Dilma Rousseff

Garibaldi recomenda avanço nas investigações antes da convocação de Dilma Rousseff