CCJ pode votar quarentena para ocupantes de cargos públicos com acesso a informações privilegiadas



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve votar nesta quarta-feira (9), às 10h, projeto que institui a quarentena para ex-ocupantes de cargos na administração federal com acesso a informações privilegiadas. Pela proposta, do senador José Eduardo Dutra (PT-SE), pelo período de um ano após a exoneração os ex-funcionários não poderão trabalhar na iniciativa privada.

A iniciativa visa atingir especialmente ex-diretores do Banco Central, instituição onde costumam ser recrutados técnicos para bancos privados. O mercado financeiro é realmente a principal preocupação de Dutra. O senador afirma que a quarentena é necessária para evitar que ex-dirigentes públicos usem - em seu benefício ou de empresas - informações a que tiverem acesso por força dos cargos que ocuparam.

A proposta também atingiria o BNDES, as agência reguladoras, a Secretaria da Receita Federal e o Departamento de Aviação Civil, entre outros órgãos.

-Estamos criando mecanismos voltados a resguardar o interesse público, em face dos poderosos interesses privados em jogo na acirrada disputa por mercados - argumenta Dutra, na justificativa do projeto, que será votado em caráter terminativo. Se aprovado, o projeto segue para votação na Câmara, a não ser que haja recurso para apreciação em Plenário.

A pauta da CCJ, da qual constam 32 itens, prevê a votação de duas propostas que instituem o voto facultativo e do projeto que obriga a cobrança de meia-entrada para estudantes e maiores de 65 anos em espetáculos culturais e esportivos.



08/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bernardo relata projeto de declaração de bens para ocupantes de cargos públicos

Servidores com acesso a informações sigilosas estarão sujeitos a "quarentena"

Maldaner defende aplicação da Lei da Ficha Limpa a ocupantes de cargos públicos comissionados

CCJ pode votar PEC que autoriza indenização para ocupantes de terras indígenas

Valter Pereira diz que há indícios de que deputado do PT recebe informações privilegiadas no Ministério das Cidades

DUTRA: "PROJETO DÁ TRATAMENTO VIP PARA ATUAIS OCUPANTES DE CARGOS EXECUTIVOS"