CCJ suspende efeitos de resolução do TSE que modifica o número de deputados federais
Eduardo Lopes, autor do projeto que susta os efeitos da resolução do TSE
Em votação apertada, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (25), projeto de decreto legislativo que susta os efeitos de resolução do Tribunal Superior Eleitoral que modifica o número de deputados federais para oito estados. O relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT), que era contrário à aprovação da proposta, foi rejeitado por 12 a 10.
De autoria do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), o PDS 85/2013 susta os efeitos de resolução administrativa do TSE favorável ao pedido da Assembleia Legislativa do Amazonas pela redefinição do número de deputados federais por unidade da Federação. Com as mudanças propostas pela resolução do tribunal, Pará, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina e Amazonas ganham deputados. Por outro lado, perdem deputados Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul.
O senador Wellington Dias (PT-PI) apresentou voto em separado pela aprovação da matéria. Para ele, o tribunal exorbitou de suas atribuições, situando-se em confronto com o princípio da separação dos Poderes. Já Pedro Taques votou contra a proposta por acreditar que o decreto legislativo não pode anular decisões judiciais ou administrativas do Poder Judiciário. Para Taques, o ente federado que se sentir prejudicado deve impetrar mandado de segurança e questionar a constitucionalidade da resolução no Supremo Tribunal Federal.
Em seguida, a reunião da CCJ foi encerrada.
Mais informações a seguir
25/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Decreto que susta resolução do TSE sobre número de deputados vai à promulgação
Adiada votação da mudança no número de deputados federais
Projeto regulamenta mudanças no número de deputados federais
PEC e projeto de lei pretendem reduzir número de deputados federais a 405
CCJ pode votar alteração no número de deputados federais por estado
CCJ deve discutir projeto que reduz número de deputados federais