Adiada votação da mudança no número de deputados federais



Para atender a pedido de vista coletivo, foi adiada a votação, prevista para esta quarta-feira (28), do projeto de lei (PLS 221/2013 - Complementar) do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) que altera o número de deputados federais em 13 estados brasileiros para a próxima legislatura (2015-2019). A matéria deve voltar à pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima semana.

O adiamento da votação foi solicitado logo após a apresentação de parecer favorável do relator, senador Pedro Taques (PDT-MT).

Se o projeto for aprovado, sete estados perdem e seis ganham cadeiras na Câmara dos Deputados. Pernambuco e Piauí são os que mais perderão vagas (duas cada) e deverão ficar, respectivamente, com 23 e 8 deputados. Os demais perdedores – Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Alagoas e Rio de Janeiro – ficarão com uma cadeira a menos cada.

O grande beneficiado com a mudança será o Pará, que irá conquistar mais quatro cadeiras, totalizando 21 deputados. Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Paraíba vão contabilizar mais duas vagas cada. Por fim, Santa Catarina vai obter mais uma cadeira e alcançar o total de 17 deputados.



28/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto regulamenta mudanças no número de deputados federais

PEC e projeto de lei pretendem reduzir número de deputados federais a 405

CCJ pode votar alteração no número de deputados federais por estado

CCJ suspende efeitos de resolução do TSE que modifica o número de deputados federais

CCJ deve discutir projeto que reduz número de deputados federais

Congresso não descarta contestar alteração do número de deputados federais de 13 estados