CCJ pode votar alteração no número de deputados federais por estado



Começou há pouco a última reunião do ano da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para votar 22 itens. Entre eles, projeto de lei que altera o número de deputados federais (PLS 221/2013). A proposta, do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), tem parecer favorável do relator, senador Pedro Taques (PDT-MT), mas voto contrário em separado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Pela proposta, 13 estados poderão sofrer mudanças no número de deputados federais. Se o projeto for aprovado, oito estados perdem e cinco ganham cadeiras na Câmara. Quem vai perder mais vagas – duas cada – serão Paraíba e Piauí, que ficarão, respectivamente, com 10 e 8 deputados. Os demais perdedores – Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Alagoas e Rio de Janeiro – ficarão com uma cadeira a menos cada.

A comissão também tem na pauta projeto de lei que regula a atividade de desmontagem de carros para combater o furto e o roubo de veículos. De autoria do deputado Armando Vergílio (SDD-GO), a proposta (PLC 38/2013) tem parecer favorável do relator, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

A reunião acontece na sala 3 da Ala Senador Alexandre Costa.

Mais informações a seguir



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso não descarta contestar alteração do número de deputados federais de 13 estados

Adiada votação da mudança no número de deputados federais

Projeto regulamenta mudanças no número de deputados federais

PEC e projeto de lei pretendem reduzir número de deputados federais a 405

CCJ suspende efeitos de resolução do TSE que modifica o número de deputados federais

CCJ deve discutir projeto que reduz número de deputados federais