CCJ tem mais matérias tramitando do que todas as outras comissões juntas, diz Cabral



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) tem 929 proposições emtramitação, enquanto todas as outras seis comissões têm, juntas, 927. Citando essesnúmeros, o senador Bernardo Cabral (PFL-AM) não tem dúvida ao afirmar que a Comissão -que preside pela segunda vez - é a mais importante do Senado Federal.

A CCJ examinou 56 pareceres nas 19 reuniões que fez este semestre, incluídos aí doisprojetos de lei da Câmara votados durante a convocação extraordinária, em janeiro efevereiro. Foram aprovadas cinco propostas de emenda à Constituição (PEC), 35 projetosde lei e cinco autoridades indicadas para ocuparem cargos no Poder Judiciário. Alémdestes, foram aprovados dois requerimentos, um projeto de decreto legislativo e uma emendade Plenário, sendo sete as proposições rejeitadas.

Para Cabral, estes números traduzem o "trabalho hercúleo" de todos ostitulares e suplentes da comissão. Como todas as matérias que precisam um parecer sobresua constitucionalidade e juridicidade passam pela CCJ, Cabral calcula que a comissãoexamina quase a totalidade das matérias que tramitam pelo Senado.

O presidente da CCJ afirmou que seus 45 anos dentro do Direito o ajudam muito nacondução dos trabalhos da comissão, onde pode "apontar caminhos e indicarsoluções".

- Tudo o que eu tenho feito na vida é sempre dentro da advocacia e do magistériorelacionado com o Direito. Respiro o Direito - afirmou, lembrando que há dois anosencerrou seu primeiro mandato como presidente da comissão.

O senador destacou a aprovação, pela CCJ, do Fundos de Combate à Pobreza e do Fundo daAmazônia Ocidental. Este último, proposto pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), teveaprovado um substitutivo apresentado por Cabral, designado relator antes de assumir apresidência da comissão. O presidente da CCJ destaca que essa proposta foi aprovada emPlenário por unanimidade.

Além das assinaladas pelo senador, destacam-se entre as importantes matérias aprovadaspela CCJ a emenda constitucional que obrigou prefeitos, governadores e o presidente daRepública a renunciarem seis meses antes se quiserem disputar a reeleição; o Código deDefesa do Contribuinte; e os projetos de lei que tratam do comércio eletrônico, do crimede assédio sexual e da criação de juizados especiais cíveis e criminais no âmbito daJustiça Federal.

Os parlamentares da comissão aprovaram ainda a terceira recondução de Geraldo Brindeiropara a Procuradoria Geral da República, duas indicações para o Superior Tribunal deJustiça e duas para o Tribunal Superior do Trabalho.

Comissãorealizou 19 reuniões no semestre



12/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário começa sessão mais cedo para examinar CPC, indicação de Tombini e várias outras matérias

Veja outras matérias votadas pela CAE

MENSAGEM DA CONVOCAÇÃO RELACIONA 36 PROJETOS, ALÉM DE MPS E OUTRAS MATÉRIAS

PROJETOS DE CÓDIGO TRAMITANDO HÁ MAIS TRÊS LEGISLATURAS TERÃO QUE SER REVISADOS

CAE aprovou no semestre punição para crimes cometidos pela internet e outras 60 matérias

Outras informações das comissões