CCJ vai debater responsabilidade solidária na prestação de serviços de turismo



Ao aprovar requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP), os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidiram realizar audiência pública em data a ser marcada para debater o projeto de lei da Câmara (PLC nº 22/2003) que regulamenta as atividades das agências de turismo. O relator do projeto na CCJ é o senador João Alberto (PMDB-MA). Autoridades do governo envolvidas com o setor e representantes da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor deverão estar entre os debatedores.

A audiência, afirmou Capiberibe, tem como objetivo debater um dos pontos polêmicos do projeto, que não prevê que a agência de turismo tenha responsabilidade solidária com relação aos serviços prestados por terceiros que venha a contratar para oferecer o pacote turístico no local da viagem.

- Se o consumidor contratante de um pacote que inclua passeio com guia turístico não receber o serviço, a responsabilidade, segundo o projeto, não seria da agência, fazendo com que o consumidor tenha que buscar a responsabilidade do prestador local, com todos os ônus inerentes - declarou Capiberibe, por considerar que a responsabilidade solidária é um direito do consumidor e que não há por que excluir as agências de viagem e seus contratados dessa obrigação.

Trabalho escravo

Por solicitação do relator, senador César Borges (PFL-BA), a CCJ adiou para a próxima semana a análise do projeto de lei (PLS nº 208/2003) do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) que tipifica o trabalho escravo como crime. O relator disse que espera o resultado consolidado do encontro dos procuradores da Justiça do Trabalho sobre o tema, que servirá como sugestão na análise da matéria. A proposta de César Borges contou com o apoio do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que tem se empenhado na análise da matéria com o relator.



17/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS convidará ministro da Saúde para debater prestação de novos serviços pelo SUS

Fim de responsabilidade solidária na consulta a cadastro de pagadores gera divergência na CCJ

Inmetro completa 40 anos em prestação de serviços

Sabesp assina convênios de prestação de serviços com prefeitura de SP

Aprovados acordos que facilitam prestação de serviços no Mercosul

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NAVAIS TERÁ AUTONOMIA DE GESTÃO