CCJ vai votar orçamento impositivo no dia 25



Após três horas de discussão, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) decidiu submeter a votação, num prazo de duas semanas, na reunião do dia 25, o relatório do senador César Borges (PFL-BA), favorável à proposta de emenda à Constituição (PEC nº 22/2000) do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e outras três que tornam impositivo o Orçamento aprovado pelo Congresso Nacional.

Com esse compromisso, ratificado pelo presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA), o plenário da comissão aprovou requerimento dos senadores Fernando Bezerra (PTB-RN) e Serys Slhessarenko (PT-MT), solicitando a realização de audiência pública sobre o assunto com a presença do secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, da Receita Federal, Jorge Rachid, e do secretário de Orçamento Federal, João Bernardo Bringel. A audiência deve ser realizada na reunião da CCJ da próxima quarta-feira (18).

Os 19 senadores que se manifestaram sobre o requerimento reconheceram a importância de o Congresso discutir a matéria e aprovar medidas que permitam que o Orçamento ajude efetivamente o planejamento nacional e evite a corrupção na destinação das verbas públicas.

Muitos senadores, especialmente de partidos ligados ao governo, ponderaram sobre a necessidade de aperfeiçoar a matéria, tendo em vista que o engessamento do Orçamento pode ser temerário. Alguns dos que se manifestaram disseram que, da maneira como está, a elaboração do Orçamento, sem execução, desmoraliza o Congresso. Leia abaixo a opinião dos senadores sobre o assunto.




12/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deputados terão que votar orçamento impositivo e regulamentação da edição de MPs

ACM defende orçamento impositivo

ACM DEFENDE ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Plenário examina PEC do Orçamento impositivo

Adiada votação da PEC do Orçamento Impositivo

Emendas ao Orçamento Impositivo são aprovadas na CCJ